sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vídeo explicativo do Rescue B

Como já sabe, ou se não sabem podem saber AQUI sobre os campeonatos que vamos participar este ano.
Um deles é o Rescue B, que fomos para o mundial competir, e agora estamos indo ao brasileiro competir novamente!
O formato para se inscrever é atravéz de um vídeo, e um texto. Como gosto de criar vídeos, resolvi fazer um no estilo dos que sempre faço, fica ai o vídeo para os interessados, e espero que gostem!



O explicativo do robô enviado junto foi:

"Nosso robô foi construído com base no sistema Lego Mindstorms NXT, utilizando motores, e muitas peças presentes no kit. Além de lego, utilizamos também placas com Arduino Nano, que se comunicam com o NXT pelo protocolo I²C, além de sensores ultrasônicos e infravermelhos de distancia, e do sensor TIR, que é usado para identificar as vitimas (que aquecidas, emitem infravermelho, captável pelo TIR).

O bloco NXT foi programado em linguagem C, utilizando o compilador ROBOT C. Preferimos utilizar linhas de código em vez de linguagem gráfica (NXT-G) por ocupar menos espaço no controlador, e pelo compilador ser um software mais simples, fácil de ser executado em qualquer microcomputador. Os arduinos são responsáveis por realizar as leituras dos sensores ultrasônicos e do sensor TIR (sensor de temperatura por infravermelho).

No inicio, tivemos problemas para subir a rampa da arena com nosso robô, dificuldade que foi contornada mudando o sistema de tração que utilizávamos, em vez de duas rodas de borracha tracionando, uma de cada lado, adicionamos uma roda omnidirecional tracionando em cada lado para facilitar as curvas, e manter contato das rodas constantemente com o chão, mesmo subindo a rampa."

Um abraço a todos, e até o próximo post!

2 comentários: