O problema
Não sei se vocês já passaram por uma situação como esta, de chegar em casa e notar que esqueceu a chave em algum lugar (muitas vezes dentro de casa mesmo), e tem que chamar algum chaveiro, ou ligar para sua mãe desesperadamente pedindo para ela trazer a chave e abrir para você. Ou talvez, por sua sorte tenha alguém em casa, que com certeza deve te encher o saco para você lembrar de sair com chave! (como minha irmã...)
De qualquer forma, você sempre sai prejudicado (eu pelo menos saio).
A solução
Foi pensando nisso, e nas horas acumuladas esperando lá fora, que tive a ideia de usar meus neurônios para alguma coisa útil. De um projeto no papel, para um esquematico no proteus, para uma placa de circuito impresso, e uma centena de linhas de programação.
Juntando tudo isso deu algo assim:
Pois é, fiz um porteiro eletrônico. Seu papel principal é não me deixar para fora de casa, e impedir que outras pessoas entrem na minha casa.
É só eu não esquecer a senha, que tudo fica bem.
Como funciona

Você digita o * para digitar a senha, digita a senha, e se a senha bater com a que esta na memória dele, ele aciona um relé e abre o portão.
O circuito é feito de modo que você possa deixar o "cérebro" dele dentro de casa, e somente os fios que ligam o teclado e os leds para fora, não deixando exposto o circuito que controla o portão (por segurança).
O que foi preciso
- 2 leds para ficar mais bonito, já que um circuito sem led não é um circuito.
- Teclado matricial 4x3 para entrada de dados (1-9, * e #)
- Relé 5v para acionar o portão e abrir a porta
- PIC 16F877a para controlar todo o circuito e sistema
- Regulador de tensão 5v para permitir entrada de diferentes tensões
- Resistores, capacitores, cristais e terminais T-Block e SIL, e um botão para resetar o PIC
- Placa de fonolite ou fibra virgem, material para corroer a placa e perfurar. Ou uma CNC que já faça tudo isso para você
Além disso, foi preciso algumas horas para criação do esquemático da placa, programação e claro soldagem.
O circuito já tem a saida para gravação na própria placa (ICSP) oque facilita muito a vida.
Soquetes para a tensão, e para o portão, bem como os pinos para ligar no teclado (7 pinos) e nos leds (2 pinos cada).
Quero fazer também, como faz?
Estou deixando aqui, todo material necessário para vocês fazerem caso tenham o mesmo problema que eu, incluido Esquemático no ISIS, layout no ARES e programação no CCS.
É necessário já ter um conhecimento sobre corrosão de placas, soldagem e montagem.
O teclado matricial, pode ser feito também se você não encontrar algum como o mostrado na foto, ou não tiver paciência para esperar o seu chegar da china depois de 2 meses de espera.
Vai ser preciso também, fazer alguma alteração no circuito do portão da sua casa, isso ai não é tão difícil, mas também não é simples.
E claro, só funciona com portões eletrônicos né...
E agora?
Ainda não instalei o circuito no portão, mas devo fazer isso em algumas semanas, quando fizer posto novamente sobre a dificuldade pra instalar, e se resolveu um dos problemas da minha vida...
Mas por enquanto eu tenho que levar a chave. Droga.