segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Montagem de robô da NASA ao vivo

Estive pesquisando por alguns robôs na internet, e acabei encontrando o youtube da NASA, onde postam muitas coisas legais, como o que irá acontecer cada mês no céu, como cometas, alinhamentos estrelares e muito mais.
Em um desses vídeos, descobri que o robô Rover estava sendo construído ao vivo no USTREAM.
Aqui você pode ver a montagem em andamento: http://www.ustream.tv/nasajpl
Neste momento não há ninguém lá, acho que eles também são gente e dormem né...
mas amanhã será mais um dia de trabalho!

Vocês podem ver por aqui mesmo tabém:

Observação: O relógio esta mais difícil nas partes que achei ser mais fáceis... Já estou terminando!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Vídeos antigos: 400 pontos na FLL


Eu já participei da FLL (First Lego League) que é um campeonato de robótica utilizando Peças Lego, e o NXT apenas durante alguns anos, com a equipe "Emerotecos".
Todo ano, o tema da chamada "mesa" que é o conjunto do tapete mais as missões muda, e o ano em que fiz este vídeo foi o tema "Power Puzzle" que tem haver com energia.
A maior pontuação que se pode obter nas missões do robô, é de 400 pontos, e este vídeo mostra o robô que fizemos fazendo a pontuação máxima.

Nós conquistamos 1º lugar no brasileiro, o que nos garantiu a vaga para o mundial em Atlanta em 2009, e novamente em Atlanta, conquistamos os prêmios de 1º lugar nas missões, e 3º lugar em programação.
Ao todo mais de 200 mil pessoas competiram!
Hoje, não participo mais devido a minha idade, que já passou dos 15 anos, mas atuo como técnico em uma equipe de minha ex-escola, e como voluntário sendo juiz de mesa, e traduzo as regras.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Um relógio de 1970


Tive a ideia de faze-lo na volta de são paulo, em uma loja de antiguidades estava aquela maravilhosa engenhoca, feita de madeira, com varias "bolinhas", depois de alguns instantes olhando cautelosamente, percebi que era um relógio! Fiquei completamente chocado com o funcionamento.
A cada minuto, uma esfera sobe ao topo por um motor, e é levado ao trilho mais alto.
São 3 "trilhos" em que carregam esferas, o de cima, deixa as esferas cairem a cada 5 minutos, e uma dessa vai para o trilho abaixo, esse, suporta até 12 esferas, contando multiplos de 5 minutos, e quando chega na 12ª esfera (12 x 5 min = 60min = 1h) novamente, as esferas caem, e apenas uma vai para o trilho abaixo, que vai até 13 esferas (12h e novamente volta para 0h).
Aqui esta uma imagem dessa engenhoca.

Estou no meio da montagem dele em lego, a parte mais complicada já passou: conseguir o peso exato nos trilhos para que na quantidade certa de esferas ele deixe elas cair.
Até agora tudo esta "perfeito", esta ligeiramente grande, e ainda vai crescer!
Acho que até semana que vem poderei postar um vídeo com ele funcionando...
Até o próximo post pessoal!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Separador de cores com apenas um motor

Olá pessoal, fiz este separador de cores utilizando apenas um motor para ir até o lugar, e liberar a peça.
A parte dificil foi o mecanismo feito que é mostrado no fim do video, gastei muitos neurônios e horas nele! Ele é composto por duas engrenagens, uma se apóia na outra, e quando giram para um sentido, engrenam em uma 3ª engrenagens que faz uma alavanca empurrar a peça e cair.
Utilizei o RobotC para faze-lo, e procurei deixar o mais simples possível.
Aqui esta o código em RobotC: AQUI
Espero que gostem! Não se esqueça de me seguir.