Eu, Yan, Carmen Faria, Felipe Martins e Matheus em Istambul |
A equipe
AgradecimentosEm nome da equipe, gostaria de agradecer a todos que nos patrocinaram e apoiaram, possibilitando nossa participação neste mundial. Agradeço aos nossos patrocinadores Granel Química e MTS Engenharia, e às empresas que doaram peças e serviços como a Proesi Componentes Eletrônicos, a InTechno Desenvolvimento e Capacitação e a Automatica Tecnologia. Agradeço, também, pelo apoio oferecido pela professora Carmen Faria e sua equipe do Laboratório de Robótica Educacional da UFES, pelo IFES e por sua fundação de amparo (FACTO).
A nossa equipe é composta por 3 estudantes, e 2 orientadores. Quem viajou para o campeonato foram: Ivan Seidel (Eu), Matheus Canejo, Yan Marim e o nosso orientador Felipe Martins.
O Campeonato
O campeonato no qual participamos foi o Rescue B, onde um robô totalmente autônomo deve detectar vítimas aquecidas nas paredes de um labirinto. O labirinto é composto por 3 salas e 1 rampa que conecta a 2ª sala com a 3ª. Todo robô deve ser projetado, montado e programado pela equipe.
Arena da competição |
O robô
O robô foi construído utilizando peças do kit Lego Mindstorms NXT, placas com Arduino Nano, além de sensores ultrassônicos, infravermelhos de distância e de temperatura. Todos os circuitos eletrônicos, programas e a estrutura física do robô foram montados pela nossa equipe.Ele começou no dia 5 de Julho sendo aberto somente para treinos onde tivemos tempo para ajustar nosso programa e adequá-lo à arena do campeonato.
No dia seguinte já começou com rodadas valendo. Fizemos uma pontuação abaixo do que esperávamos mas isso foi para todas as equipes, parece que Murphy costuma agir nessas primeiras vezes, só foi no 3º round que conseguimos elevar a pontuação e passar na frente de algumas equipes. Não desanimamos com a pontuação, e acertamos tudo para o outro dia ficando em 7º lugar.
Fotos!
Se quiser ver mais fotos do evento, inclusive de outras modalidades entre AQUI (Tiradas pelo Felipe) e AQUI (Tiradas pelo Paulo, da equipe de Pernambuco).
Na mídia
Reportagem no jornal A Gazeta |
Vem ai...
Tenho certeza, que este campeonato me despertou um maior interesse em melhorar, vendo equipes construírem robôs de formas totalmente diferentes das que já havia visto. Conversei com a equipe da Suécia, Alemanha que participou do Soccer Jr., e com equipes também brasileiras que participaram de outras modalidades, isso inclui os estados de Brasília, Pernambuco e São Paulo! Foi ótimo ter alguém com quem falar português também.
Nossa equipe e a equipe de Pernambuco |
Para o próximo ano, faremos um robô muito melhor que o deste ano, aprenderemos mais sobre eletrônica, programação e tentaremos ganhar novamente. Posso dizer que este campeonato foi um "treino", pois foi o primeiro ano em que foi mesmo um campeonato e não uma demonstração, trocar ideias com equipes foi ótimo para despertar interesses por outras áreas que nem conhecíamos.
Em Setembro ainda tem o campeonato do Rescue A e o Soccer!
Agradecimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário