sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Curso de ARM Cortex M3

Olá pessoal, essa semana toda participei no IFES da Serra, do curso de ARM Cortex M3, do dia 20 até o dia 25 (hoje), onde estudamos o microprocessador ARM Cortex M3.
Fiquei encantado com essa "coisinha", e com o que ele é capaz de fazer! Talvez muitos de vocês, inclusive eu, já trabalharam ou brincaram com PIC, e devem pensar "deve ser a mesma coisa, com um nome diferente...". Não é bem assim! Durante o curso, descobrimos grandes vantagens de usa-lo, e praticamos com uma placa da Stellaris, que possui LCD, leds, botões, uma porta para cabo de rede, entrada para micro SD, e muitos pinos I/O e Analógicos.
Tirei uma foto dele para vocês verem como é...


O micro processador é de 32bits, possui 6 geradores PWM, 2 I²C (que estou tentando brincar neste momento). Aprendemos muita coisa mesmo em tão pouco tempo, graças ao nosso professor Alessandro Ferreira que trabalha na TECHtrainning e explicou muito bem o conteúdo (claro que tivemos que suar muito para fazer um led piscar por interrupção no começo, mas depois foi ficando cada vez mais fácil, e também divertido!).
No curso vimos o que é a ARM, os detalhes do microprocessador, fomos introduzidos ao ambiente de programação IAR (que suporta os processadores ARM, e evaluation kits), entendemos as portas GPIO, interrupções (que suamos um bocado), Low power modes para economizar energia, mexemos com o display 128x96, usamos timers, controlamos a memoria flash e claro, o bom e velho "Watch dog timer" para nunca entrar em um loop infinito indesejável, que leva ao limbo do mundo... (não queira estar lá!).


No ultimo dia, para nossa surpresa, foi o dia em que seria sorteado o tal "evaluation kit" da Stellaris (usado no curso, que apresentei a foto acima). Adivinhem quem ganhou o tal kit?
Sim, eu! Fiquei super feliz ao ganhar, já pensando no que fazer!
São infinitas as possibilidades do que se pode fazer com isso, 2 NXT, alguns PIC's, uma CNC (que esta a caminho, posto sobre ela depois).

Quem me apresentou essa oportunidade, foi o Felipe, meu "consultor" da area de robótica, e também um grande amigo, que é dono do blog http://nossosrobos.blogspot.com/ .

Pretendo usar esse kit para muitas coisas, quero conecta-lo com o NXT via I²C, fazer um webserver, datalogger... Enfim, quero fazer esse microprocessador suar, pois suei muito com ele esta semana.
Um abraço a todos, e até o próximo post.