quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sensores: de Luz

Olá pessoal,
Tive um surto ontem de madrugada para fazer um vídeo, e acabei fazendo mesmo... Comecei meia noite e terminei de editar 4h da manhã!

Já havia pensado nessa idéia a algum tempo, e queria compartilhar com vocês!

Este video mostra um jeito muito simples de se fazer um sensor de Luz, e como aplicar no NXT, PIC e Arduino da maneira mais simples possivel. Além disso, explico oque é um LDR, para que serve e como funciona.


Quero fazer outros sobre sensores de temperatura, toque e se possível os próprios sensores da lego em funcionamento com o PIC e o Arduino.

Se tiverem alguma dúvida podem comentar no próprio tópico mesmo.

Além disso queria pedir a vocês para se inscrever no blog, não machuca, e é uma divulgação que faz crescer!

Um abraço a todos e até o próximo post.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vídeo explicativo do Rescue B

Como já sabe, ou se não sabem podem saber AQUI sobre os campeonatos que vamos participar este ano.
Um deles é o Rescue B, que fomos para o mundial competir, e agora estamos indo ao brasileiro competir novamente!
O formato para se inscrever é atravéz de um vídeo, e um texto. Como gosto de criar vídeos, resolvi fazer um no estilo dos que sempre faço, fica ai o vídeo para os interessados, e espero que gostem!



O explicativo do robô enviado junto foi:

"Nosso robô foi construído com base no sistema Lego Mindstorms NXT, utilizando motores, e muitas peças presentes no kit. Além de lego, utilizamos também placas com Arduino Nano, que se comunicam com o NXT pelo protocolo I²C, além de sensores ultrasônicos e infravermelhos de distancia, e do sensor TIR, que é usado para identificar as vitimas (que aquecidas, emitem infravermelho, captável pelo TIR).

O bloco NXT foi programado em linguagem C, utilizando o compilador ROBOT C. Preferimos utilizar linhas de código em vez de linguagem gráfica (NXT-G) por ocupar menos espaço no controlador, e pelo compilador ser um software mais simples, fácil de ser executado em qualquer microcomputador. Os arduinos são responsáveis por realizar as leituras dos sensores ultrasônicos e do sensor TIR (sensor de temperatura por infravermelho).

No inicio, tivemos problemas para subir a rampa da arena com nosso robô, dificuldade que foi contornada mudando o sistema de tração que utilizávamos, em vez de duas rodas de borracha tracionando, uma de cada lado, adicionamos uma roda omnidirecional tracionando em cada lado para facilitar as curvas, e manter contato das rodas constantemente com o chão, mesmo subindo a rampa."

Um abraço a todos, e até o próximo post!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fora de casa nunca mais!

O problema
Não sei se vocês já passaram por uma situação como esta, de chegar em casa e notar que esqueceu a chave em algum lugar (muitas vezes dentro de casa mesmo), e tem que chamar algum chaveiro, ou ligar para sua mãe desesperadamente pedindo para ela trazer a chave e abrir para você. Ou talvez, por sua sorte tenha alguém em casa, que com certeza deve te encher o saco para você lembrar de sair com chave! (como minha irmã...)
De qualquer forma, você sempre sai prejudicado (eu pelo menos saio).

A solução
Foi pensando nisso, e nas horas acumuladas esperando lá fora, que tive a ideia de usar meus neurônios para alguma coisa útil. De um projeto no papel, para um esquematico no proteus, para uma placa de circuito impresso, e uma centena de linhas de programação.

Juntando tudo isso deu algo assim:


Pois é, fiz um porteiro eletrônico. Seu papel principal é não me deixar para fora de casa, e impedir que outras pessoas entrem na minha casa.
É só eu não esquecer a senha, que tudo fica bem.

Como funciona


Você digita o * para digitar a senha, digita a senha, e se a senha bater com a que esta na memória dele, ele aciona um relé e abre o portão.
O circuito é feito de modo que você possa deixar o "cérebro" dele dentro de casa, e somente os fios que ligam o teclado e os leds para fora, não deixando exposto o circuito que controla o portão (por segurança).

O que foi preciso



  • 2 leds para ficar mais bonito, já que um circuito sem led não é um circuito.
  • Teclado matricial 4x3 para entrada de dados (1-9, * e #)
  • Relé 5v para acionar o portão e abrir a porta
  • PIC 16F877a para controlar todo o circuito e sistema
  • Regulador de tensão 5v para permitir entrada de diferentes tensões
  • Resistores, capacitores, cristais e terminais T-Block e SIL, e um botão para resetar o PIC
  • Placa de fonolite ou fibra virgem, material para corroer a placa e perfurar. Ou uma CNC que já faça tudo isso para você
Além disso, foi preciso algumas horas para criação do esquemático da placa, programação e claro soldagem.
O circuito já tem a saida para gravação na própria placa (ICSP) oque facilita muito a vida.
Soquetes para a tensão, e para o portão, bem como os pinos para ligar no teclado (7 pinos) e nos leds (2 pinos cada).

Quero fazer também, como faz?
Estou deixando aqui, todo material necessário para vocês fazerem caso tenham o mesmo problema que eu, incluido Esquemático no ISIS, layout no ARES e programação no CCS.
É necessário já ter um conhecimento sobre corrosão de placas, soldagem e montagem.
O teclado matricial, pode ser feito também se você não encontrar algum como o mostrado na foto, ou não tiver paciência para esperar o seu chegar da china depois de 2 meses de espera.
Vai ser preciso também, fazer alguma alteração no circuito do portão da sua casa, isso ai não é tão difícil, mas também não é simples.
E claro, só funciona com portões eletrônicos né...


E agora?
Ainda não instalei o circuito no portão, mas devo fazer isso em algumas semanas, quando fizer posto novamente sobre a dificuldade pra instalar, e se resolveu um dos problemas da minha vida...
Mas por enquanto eu tenho que levar a chave. Droga.